Tomar um banho frio por até 5 minutos, 2 a 3 vezes por semana, ajuda a aliviar os sintomas da depressão. Os banhos frios podem ser usados como uma forma suave de terapia de eletrochoque para pessoas deprimidas. Muitos impulsos elétricos são enviados ao cérebro pela água fria. Eles agitam seu sistema para aumentar os níveis de alerta, clareza e energia. Endorfinas, geralmente conhecidas como hormônios da felicidade, também são liberadas. Este efeito leva a sentimentos de bem-estar e otimismo.
Ajuda a melhorar o metabolismo
Embora associemos a gordura branca a doenças como obesidade e doenças cardíacas, todos nascemos com gordura marrom. Pesquisadores descobriram que a gordura marrom desempenha um papel vital na saúde do adulto. Os níveis de gordura marrom que são saudáveis também indicam que os níveis de gordura branca são bons. E a gordura marrom é ativada pela exposição a baixas temperaturas.
Pessoas obesas simplesmente não podem começar a tomar banhos frios para perder peso sem mudar outros hábitos de vida. Tomar um banho frio duas ou três vezes por semana, por outro lado, pode ajudar a aumentar o metabolismo. Com o tempo, pode ajudar na luta contra a obesidade.
Melhorar a circulação
Pode ser desconfortável mergulhar nossos corpos em água fria, mas também pode ser revigorante. Isso ocorre porque a água mais fria do que a temperatura natural do corpo faz com que o corpo trabalhe de forma um pouco mais complicada para manter sua temperatura central. Quando tomados regularmente, banhos frios podem tornar nosso sistema circulatório mais eficiente. Chuveiros frios também foram relatados para melhorar a aparência da pele de algumas pessoas, levando a uma melhor circulação.
Os atletas sabem desse benefício há anos, embora só recentemente tenhamos visto dados que apoiam a água fria para a cura após uma lesão esportiva. O gelo ajuda a reduzir a inflamação quando matamos ou rasgamos um músculo pelo mesmo motivo. Ao diminuir a temperatura de uma área do corpo, aceleramos a entrega de sangue mais quente e oxigenado para essa área. E isso acelera os tempos de recuperação. Algumas pessoas podem se beneficiar de banhos frios para ajudar o sangue a se mover mais rapidamente pelo corpo. Estes incluem pessoas com má circulação, pressão alta e diabetes.
Ajuda a combater doenças comuns.
Nossos corpos são projetados para se tornarem resistentes aos elementos expostos. Por exemplo, os leucócitos ajudam a combater infecções no corpo. Os leucócitos são ativados pelo choque da água fria na corrente sanguínea. Tomar banhos frios pode ajudá-lo a combater doenças comuns, como gripes e resfriados.
Um estudo até indicou que banhos frios podem tornar o corpo mais resistente a certos tipos de câncer. Além disso, um estudo clínico na Holanda descobriu que aqueles que tomaram banho frio eram menos propensos a serem chamados de desempregados.
Limites e Riscos
Chuveiros frios não são uma cura mágica para todas as condições. Eles devem ser usados para complementar os tratamentos tradicionais, mas não como substitutos.
Tenha em mente que as pessoas que tomam medicamentos para sua saúde mental não devem parar abruptamente de tomá-los em favor de qualquer tratamento. Pessoas com depressão clínica de longo prazo ou diagnóstico de condições de personalidade bipolar ou limítrofe não devem usar banhos frios para substituir o que seu médico prescreveu em nenhuma circunstância.
Se você se sentir doente, tiver recebido alta recentemente do hospital ou estiver imunocomprometido, espere até tentar tomar banho frio. Embora o hábito do banho frio seja benéfico para a maioria das pessoas, o hábito leva algum tempo para se acostumar. O corpo pode ser tributado pelo processo de se acostumar com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário