Por Enéas Bispo
Pesquisas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) indicam que o estilo de vida moderno é um grande motor para o aumento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil, uma das principais causas de morte e incapacidade no país.
🚨 Fatores de Risco no Cotidiano:
A neurorradiologista intervencionista da UFPR, Luana Maranha Gatto, destaca que a rotina atual cria um ambiente de alto risco. Entre os fatores de estilo de vida que elevam a chance da doença, estão:
- Estresse Crônico e Emoções: Estresse intenso, raiva e ansiedade disparam a pressão arterial e aceleram os batimentos cardíacos.
- Alimentação Deficiente: O consumo excessivo de ultraprocessados (ricos em sódio, açúcar e gordura) contribui para a hipertensão arterial (principal causa do AVC), obesidade, colesterol alto e diabetes tipo 2.
- Sono Irregular: Dormir mal eleva a pressão e prejudica a recuperação. Distúrbios como a apneia do sono podem quintuplicar o risco de AVC.
🧠 Tipos de AVC e Alerta Jovem:
O AVC ocorre pela interrupção ou redução do fluxo sanguíneo cerebral.
- Isquêmico (85% dos casos): Obstrução de uma artéria.
- Hemorrágico (15% dos casos): Rompimento de um vaso.
Além dos hábitos, a genética influencia. Um dado alarmante é que cerca de 18% dos casos no país afetam pessoas na faixa etária entre 18 e 45 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário