Mostrando postagens com marcador Polêmica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Polêmica. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, junho 15, 2026

Romário x Fernanda Gentil: climão ao vivo na Copa virou polêmica — mas não foi bem o que parece


Por Enéas Bispo 

A estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026 terminou em empate por 1 a 1 com o Marrocos, mas o que mais repercutiu nas redes sociais depois do apito final foi uma troca de palavras ao vivo entre o ex-jogador Romário e a jornalista Fernanda Gentil durante a transmissão da CazéTV.

Tudo começou quando Fernanda questionou Romário se o empate não teria gosto de derrota, considerando a expectativa em torno da Seleção Brasileira. A resposta do Baixinho foi direta — e atravessada: "Fernanda, quem não conhece muito de futebol vai ter esse pensamento que você tem."

O trecho viralizou rapidamente. Nas redes, muita gente interpretou a fala como uma alfinetada direta à apresentadora, acusando o ex-atacante de grosseria e machismo. Mas a história tem um segundo capítulo.

No dia seguinte, a própria Fernanda Gentil saiu a público para desmentir a versão que circulava. Ela disse que não se sentiu ofendida, que os dois se conhecem há anos e que o clima nos bastidores era de respeito. Segundo ela, Romário não estava dizendo que ela não entende de futebol — e sim que quem considera um empate como derrota não entende da dinâmica da competição.

Romário também se pronunciou e fez questão de elogiar a colega: disse que Fernanda é uma das dez pessoas do país que mais entendem de futebol e classificou o episódio como um simples desencontro de comunicação, amplificado pelo barulho e agitação do ambiente ao vivo.

Moral da história: o comentário foi ríspido, sim. Mas "humilhação" é exagero. O próprio casal do episódio — se é que dá pra chamar assim — já fez as pazes antes mesmo de o assunto esfriar.

segunda-feira, maio 25, 2026

​"É a esculhambação" - Juca Kfouri detona Globo por escalar Virgínia Fonseca na Copa


Por Enéas Bispo 

Em um forte desabafo no programa Posse de Bola (UOL), o veterano Juca Kfouri criticou duramente a TV Globo por escalar a influenciadora Virgínia Fonseca como repórter especial na Copa do Mundo de 2026. A escolha da influencer — que terá um quadro no Domingão com Huck — foi classificada pelo jornalista como "um acinte contra o jornalismo".

​“Imagina você estudar por anos, correr atrás da profissão e, no fim, a Virgínia ser repórter da Globo de um dos maiores eventos esportivos do mundo. (...) A Virgínia, que mal concatena duas frases, será repórter na Copa. É a esculhambação do entretenimento no lugar do jornalismo.”

​O Fim da Meritocracia?

​Kfouri ecoou a frustração de profissionais formados que veem o espaço técnico ser engolido por números de seguidores. Uma jovem repórter teria desabafado com ele: "A gente estuda quatro anos... e a grande repórter da Globo vai ser a Virgínia?"

​Para críticos, a estratégia da emissora foca na audiência jovem e no engajamento digital, mas sacrifica a credibilidade. Enquanto defensores de Virgínia — que ainda não se pronunciou — alegam que ela traz um "olhar fresco" para o público conectado, tradicionalistas veem a troca da excelência pelo clique instantâneo.

​A fala de Kfouri deixa um alerta no ar: até onde o mercado vai sacrificar a qualidade do jornalismo no altar do entretenimento?

quarta-feira, outubro 09, 2024

Arte ou Lixo? Funcionário de Museu Descarta Obra de Arte por Engano


Por Enéas Bispo*

Em um incidente inusitado, um funcionário do Museu de Arte de Lisser (LAM) descartou acidentalmente uma obra de arte moderna, confundindo-a com lixo. A peça, intitulada "All The Good Times We Spent Together", do artista francês Alexandre Lavet, consiste em duas latas de cerveja pintadas à mão e estava exposta em um elevador envidraçado do museu.

O funcionário, que estava cobrindo o técnico regular, viu as latas e presumiu que haviam sido deixadas por visitantes descuidados. Sem saber do valor artístico das latas, ele as jogou no lixo. A curadora do museu, Elisah van den Bergh, notou a ausência da obra e iniciou uma investigação que levou à recuperação das latas antes que fossem definitivamente descartadas.

"Não houve má vontade em relação ao técnico. Ele estava apenas fazendo seu trabalho de boa fé", afirmou Sietske van Zanten, diretora do LAM. "De certa forma, isso é um testemunho da eficácia da arte de Alexandre Lavet. Nossa coleção incentiva os visitantes a verem objetos do cotidiano sob uma nova perspectiva".

As latas foram limpas e agora estão em destaque na entrada do museu, onde podem ser apreciadas por todos os visitantes.Este incidente levanta a questão: o que define a arte? E como podemos distinguir entre arte e lixo?

*FONTE: EuroNews